LABORSAN - Recomendações
RECOMENDAÇÕES
Bem vindo ao Laboratório Santarém. Para melhor atendê-lo, seguem algumas informações importantes.

NÃO ESQUEÇA

Se os seus exames são:

EXAME DE SANGUE

Como glicose, colesterol, triglicerídeos, uréia, creatinina, TGO, TGP dentre outros é importante cumprir jejum. Para coleta de colesterol e triglicérides, o jejum deve ser de 12 horas. Para coleta dos outros exame, de 8 horas. Para crianças até 5 anos, recomenda-se jejum de 3 a 4 horas. Entretanto, aquelas que estiverem e amamentação, deverá ser de 1 a 3 horas ou no intervalo entre uma mamada e outra. Em crianças acima de 5 anos de idade, o jejum recomendado é o mesmo que para adultos.
EXAME DE URINA (EAS)

Trazer em frasco limpo ( que pode ser solicitado no balcão do laboratório) e bem fechado, e de preferência, a primeira urina da manhã. A coleta deve ser feita após higiene íntima, desprezando o primeiro jato de urina e coletando a partir do segundo jato, não sendo necessário encher o frasco.
EXAME DE URINA 24 HORAS

Nesse exame deve-se deve-se desprezar a primeira urina do primeiro dia e a partir daí é necessário coletar TODAS as urinas excretadas em um período de um dia inteiro ( inclusive durante a noite) até a primeira urina do dia seguinte. Usar quantos frascos forem necessário, lembrando sempre que estes devem estar limpos; Não utilizar frascos de refrigerante. Manter os frascos na geladeira durante o período de coleta.
PSA TOTAL E LIVRE

É necessário jejum de 8 horas e não manter relações sexuais nas 48 horas antes da coleta; Não ter feito uso de supositórios, não ter realizado toque retal ou sondagem 2 dias antes da coleta; Não ter se submetido a ultrassonagrafa transretal nos últimos 7 dias; não ter realizado coleta para biópsia prostática ( 6 semanas) ou colonoscopia ( 15 dias) antes da coleta; Evitar exercícios como andar de bicicleta, moto ou à cavalo, 2 semanas antes da coleta;
SECREÇÃO URETRAL

Coleta de screção do pênis. Não fazer higiene no orgão genital no dia do exame e ficar sem urinar por mínimo 4 horas. Abstinência sexual de 24 horas.
SECREÇÃO VAGINAL (BSV)

Não fazer uso de cremes ou óvulos vaginais, ducha ou lavagem interna e não ter tido relações sexuais nas 24 horas antes do exame.
COLETA DE ESCARRO

Em jejum, bochechar somente com água sem escovar os dentes. Inspirar profundamente e prender a respiração por um instante, escarrando, após forçar a tosse em frasco limpo (pode ser solicitado no balcão do laboratório); Quando solicitado mais de uma amostra, coletar em dias diferentes.
MICOLÓGICO

Coleta do material só poderá ser realizada antes do uso de qualquer medicamento oral ou local. Se estiver em uso de medicamentos a coleta do material só poderá ser efetuada após uma semana sem o medicamento. Para coleta nas unhas, estas devem estar limpas e livres de esmaltes.
EXAMES DE FEZES (PPF, PROTOPARASITOLÓGICO)

Coletar uma pequena amostra de fezes em recipiente seco, limpo e de boca larga (recepiente também pode ser solicitado no balcão do laboratório);
PROLACTINA

Não fazer exercício físico intenso um dia antes da coleta de sangue. Descansar 30 minutos antes da coleta. Informar a data da última menstruação.
COLETA DE PCCU (PREVENTIVO DO CÂNCER NO COLO DO ÚTERO)

Realizar higiene íntima antes da coleta. Abstinência sexual de 3 dias. A paciente não deve estar menstruada.
PESQUISA DE SANGUE OCULTO NAS FEZES

O paciente não pode ingerir carnes vermelhas, rabanete, ovos, legumes coloridos, beterraba, espinafre e banana durante 3 dias (estes alimentos podem interferir nos resultados). Evitar o consumo dos seguintes medicamentos: antiinflamatórios, corticóides, aspirinas, composto de ferro e vitamina C. Após a dieta, deve-se coletar uma amostra de fezes em coletor apropriado e enviar ao laboratório. Não colher fezes caso haja sangramento local. As mulheres não devem fazer este exame durante a menstruação.
DÚVIDAS

ÁGUA QUEBRA O JEJUM?

Não, mas convém tomá-la com moderação. O excesso interfe nos exames de urina e mesmo em alguns exames de sangue.
BEBIDA ALCOÓLICA ALTERTA RESULTADOS DE EXAMES?

Especialmente os triglicerídeos, frações do colesterol e vitamina E. O ideal é, antes de fazer o exame, ficar 24 horas sem ingerir bebidas alcoólicas.
O USO DE MEDICAMENTOS PODE INTERFERIR EM EXAMES LABORATÓRIAIS?

Sim. Portanto, qualquer medicamento que o paciente esteja tomando deve ser informado. Caberá ao médico do paciente orientá-lo quanto à possibilidade de suspender ou não a medicação para a realização do exame.
MENSTRUAÇÃO INTERFE NOS EXAMES

Sim, no exame de urina, por exemplo. Por iso, o ideal é fazẽ-lo fora do período menstrual. Caso seja urgente, a urina pode ser colhida sem problemas, adotando-se cuidados de antisepsia na hora do exame e uso de tampão vaginal, para evitar a mistura de sangue com a urina; informar a situação.
POR QUE DEVEMOS DESPREZAR O PRIMEIRO JATO DE URINA QUANDO FVAMOS FAZER O EXAME DE URINA?

Para diagnóstico de infecção urinária, solicita-se desprezar o primeiro jato de urina, uma vez que este pode conter células, microorganismos e/ou secreções que podem estar presentes na uretra e interferir nos resultados.
A ALIMENTAÇÃO INTERFERE NOS RESULTADOS DOS EXAMES?

Sim, principalmente no de triglicerídes e uréia. Em caso de dúvida, peça orientação ao laboratório ou ao seu médico antes de fazer o exame.
PODE-SE FUMAR ANTES DE FAZER UM EXAME?

Não se deve fumar, particularmente nos dias de exames de curva glicêmica.
A INGESTÃO DE VITAMINAS PODE INTERFERIR NOS EXAMES?

Sim, especialmente nas dosagens de vitaminas C e E. Consulte seu médico quanto a necessidade de suspender a ingestão de vitaminas.